"Educar é formar na criança o espírito, o coração e a inteligência." Teresa de Saldanha

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Festa de Natal





No dia 17 de Dezembro, no Auditório do Instituto Português da Juventude, a Casa da Sagrada Família organizou a sua festa de Natal.
A festa começou com a sagrada Eucaristia e prosseguiu com as actuações das crianças e jovens do CATL e do LIJ da nossa Casa.
As famílias também estiveram presentes e aplaudiram sempre bastante na plateia.
No final os meninos, suas respetivas famílias, funcionários e outros vieram para o nosso refeitório  e saborearam um delicioso lanche. No final, o grande bolo que comemorava o 75º aniversário da presença das Irmãs Dominicanas na Guarda.
Eu adorei a festa de Natal.
João Pedro

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Aniversariante

Prof. Nélida
Bolo confeccionado pela Jéssica, pela Mariana e pela Sara.
O primeiro.
Estava muito bom.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exposição no IPJ


Desde hoje e até dia 13, vai estar patente, no Instituto Português da Juventude, uma exposição com trabalhos realizados aqui na Casa da Sagrada Família. Estes trabalhos podem ser adquiridos. É de aproveitar; coisas bonitas a preços acessíveis.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Feira do Livro


Está a decorrer na Casa da Sagrada Família, no CATL, desde 29 de Novembro de 2011 e durante algumas semanas, a Feira do Livro organizada pela Livraria Jardim e pela  nossa Casa. Há livros para todas as idades e gostos, por isso aproveitem para comprar um bom livro a preços mais acessiveis. O Natal está a chegar!..
João Pedro

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

13 de Novembro- Teresa de Saldanha


No dia 13 de Novembro comemorámos mais um aniversário da fundação oficial da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena por Teresa de Saldanha, no ano de 1868.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Amor

A droga que nos alimenta a todos


o sorriso inacabado….

A esperança viciosa que corta o o nosso ser

em querer sofrer.

A inspiração inata e humana

a mística abandonada pelas expressões

que o mundo foi poetizando.

Olhar incessante integrado na invisibilidade

da distinção entre verdade e falsidade!

Umas frases doces, livres e ingénuas.

Sentimento fútil, que manipula a natureza.

E como se não bastasse, faz sonhar,

faz sorrir e repensar a nossa existência com clareza!..

Tanya

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A minha Rosa (dedicado à minha mãe)

Se tu fosses uma rosa
eu queria-te cheirar
colher-te de um jardim
para te poder plantar.

És a minha rosa
a rosa mais brilhante
para te poder pôr
a fazer de diamante.

Eu fui-me embora
a rosa lá ficou
eu disse-lhe adeus
e ela claro que chorou.

Eu lá estava
cheia de saudade
a pensar nela
e na realidade.

Quando voltei
disse olá
peguei nela
que linda que ela está.

O meu coração ardeu
só de te ver a chorar
as tuas lágrimas me bateram
e formaram o mar.

Não chores
não te quero ver assim
eu dou-te carinho
como tu me dás a mim.

Jéssica


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Expectativas

As minhas expectativas quanto ao novo ano lectivo são as melhores, pois a turma é boa e as disciplinas fáceis, pelo que espero passar de ano.
Quanto ao mundo, acho que já não digo o mesmo pois, por causa da crise, os estudantes estão a deixar a escola uma vez que o material e as propinas são muito caras e também porque os pais estão desempregados tendo os filhos de os ajudar e começar a trabalhar. Espero que a crise em geral acabe, pois se isto continuar assim vamos todos acabar a passar fome...

Ana Lúcia

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festa do Voluntariado


Encontro da UDIPSS em Manteigas

No dia 28 de junho, fui a Manteigas com o Dr. Ricardo e com a professora Nélida a um Encontro da UDIPSS. Fizémos várias actividades. Eu, a Sara, a Jéssica e a Carla Alexandra dançámos para as outras Instituições. Andei a correr no meio das árvores, a apanhar peixes e até vi uma amiga do meu pai. Vimos também a Carla de Jesus, que foi com os seus idosos. Foi muito divertido. Só não gostei de uma dança feita por uma menina de outra instituição; Ah! E quando caí! Aleijei-me muito e até rasguei um pouco das calças. Gostei deste dia.
Ângela

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Visita ao castelo



Esta Sexta-feira, 1 de Julho, fomos ao Castelo: Vimos um filme sobre as obras constuidas na Guarda, entre as quais a Sé. De seguida, subimos ao andar superior e assistimos a um "leitor mágico de livros". Fomos também ao terraço onde vimos a bonita paisagem da Guarda. Adorámos esta visita!
António Pires
Pedro Pires

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ida à Biblioteca Eduardo Lourenço


No dia 27 de Junho, fui à Biblioteca Eduardo Lourenço, com os meninos do ATL, participar numa actividade sobre os direitos da criança. O "Senhor Direito" falou-nos dos direitos das crianças; fez-nos perguntas e  tirou-nos dúvidas. Também estavam duas senhoras disfarçadas de criança a ajudar o "Senhor Direito". No fim da actividade, que foi muito interessante, foi-nos oferecido um livro.
Beatriz Fantasia