"Educar é formar na criança o espírito, o coração e a inteligência." Teresa de Saldanha

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Passeio




No dia 7 de Maio, fomos a uma viagem a Seia ao Museu do Pão; eu já lá tinha ido no dia 23 de Março. Depois fomos almoçar: comi carninha com arroz. Quando acabei de comer saí do Restaurante fui brincar para umas pedras enormes que lá havia. Depois fui a pé até ao Museu da Electricidade. De seguida fomos de autocarro até a Serra da Estrela. Fomos à Lagoa comprida, estava imenso frio e começou-me a doer o ouvido direito! Quando íamos para o autocarro encontrei uns sapatos que serviram para eu e a mariana andarmos a brincar com eles. Depois fomos até a Torre e visitamos as lojas. Descemos pela Covilhã e fomos ao shopping, às 19:00h voltamos para o colégio.
Este passeio foi engraçado apesar de já ter ido ao Museu do Pão.
Fernanda Abrunhosa.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Passeio anual



No dia 7 de Maio, o Internato e alguns educadores realizaram a anual e habitual viagem. Desta vez, foi a Seia, onde visitamos o Museu do Pão, e trouxemos uma pequena recordação. De seguida, fomos à Serra da Estrela, almoçar e visitar as lagoas do ponto mais alto de Portugal. Houve muita diversão e assim terminámos o nosso dia.
P.S. Ainda houve oportunidade para tirarmos muitas fotos.
Rita Almeida

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Visita ao canil





No dia 13 de Abril tive oportunidade de conhecer o Canil Municipal e o seu funcionamento.
Também foi possível para mim e para o grupo de colegas da Casa da Sagrada Família, conhecermos e brincar com os cãezinhos muito fofinhos que lá estavam.
Raquel

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Folar da Páscoa



Ontem, dia 19, fizemos uma actividade engraçada: o Folar de Páscoa. Fizemo-lo na cozinha. O Folar leva 1Kg de farinha; 250g de margarina; 30g de fermento; 100g de açúcar; 3 ovos; 5 dl de leite; sal; 1 colher de café erva-doce e 1 colher de chá de canela. Depois de ir ao forno comemo-lo à hora do lanche. Eu gostei da actividade e de comer o folar: estava bom!
Ângela



terça-feira, 12 de abril de 2011

O último livro que li

O último livro que eu li foi " Vivendo um Pesadelo" de Darren Shan. O livro fala de um rapaz, Darren, que gosta de aranhas e de como ele decide transformar-se num vampiro para salvar o seu amigo. É um livro interessante. Até agora foi o livro que mais gostei. O género de histórias que mais gosto é de vampiros e coisas arrepiantes, como este.
Fernanda

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ida ao Teatro Aquilo.

No dia 25 de Março, sexta-feira, fomos ao Teatro Aquilo ver sete mini-peças que os participantes no Atelier de Expressão Dramática deste grupo criaram para comemorar o Dia Mundial do Teatro. Fui eu, a Mariana, a Gianina e a Tânia. No espectáculo, nós fomos lá para a frente e a Mariana e a Gianina, numa parte, gritaram porque se assustaram com as personagens. Houve sete pequenas peças, e numa dessas entrou uma amiga minha chamada Joana. Depois ainda houve uma sessão de poesia no café do Aquilo mas, como já era tarde, tivemos de vir para casa. Nós gostámos muito e para a próxima vez eu quero ir novamente.
Sara Patrício 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Actividade no IPJ




Nos passados dias 9 e 17 de Fevereiro alguns adolescentes que frequentam o C.A.T.L. e L.I.J da nossa casa, foram ao Instituto Português da Juventude da Guarda participar numa actividade com a temática " A Adolescência e a Alimentação". estas sessões tiveram como objectivos: explorar o conceito de imagem corporal; entender as variações corporais da adolescência como um processo natural; entender os factores que influenciam a percepção da imagem corporal; promover uma alimentação saudável, e em particular os cuidados alimentares na adolescência;
Foi com entusiasmo que os nossos adolescentes aderiram a esta actividade, tendo decorrido, de uma forma geral, dentro das expectativas e com sucesso.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cão São Bernardo

O cão São Bernardo é o meu cão preferido. Não é nada pequeno. É muito amigo das crianças e tem uma inteligência fabulosa. As cores mais típicas são o vermelho mogno e o laranja com branco. É um cão que necessita de muito exercício e atenção. Eu adorava ter um...
Flávia

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aniversariante (Tatiana) 10/02/11


Encontro em Fátima

No último fim-de-semana de Janeiro eu, a Vânia e a Diana Sofia fomos a um encontro para adolescentes dos 12 aos 14 anos. Esse encontro realizou-se em Fátima. Quando lá chegámos, começámos a conviver; seguiu-se um jantar partilhado. No dia seguinte, tomámos o pequeno-almoço todos juntos. A seguir formámos grupos para participarmos à vez em 4 workshops. Almoçámos na casa das Irmãs Dominicanas. Durante a tarde continuaram os workshops: o que eu gostei mais foi aquele em que fizemos uma pulseira. Lanchámos, cantámos ao som das violas, aquecemo-nos à lareira, etc. Começou então a animação com jogos, teatros que os grupos tinham preparado durante a manhã. No fim bebemos um chocolate quente e fomos dormir. na manhã seguinte, fizemos a oração da manhã, ensaiámos os cânticos para a missa que decorreu ao meio dia, presidida pelo Frei Carlos. Almoçámos e viemos para a nossa casa na Guarda.

Rita Almeida

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lanche

No passado dia sete de janeiro, pela cinco e meia, a Casa toda foi a um lanche num restaurante. Quando lá chegámos estivemos a ouvir um "discurso" do organizador do lanche que faz parte de uma empresa chamada "Habitat Directo". Havia uma mesa, com comida variada. Enquanto comíamos, outro senhor pertencente a uma empresa de colchões, cantava. Pudemos, também, conviver com o pessoal do Outeiro. Foi divertido. Este lanche já se tem realizado em anos anteriores. Gostei. Espero que se venha a repetir.

Rita Almeida 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O que eu espero

Este ano espero ter boas notas e ter o novo jogo de Pokemon: Pokemon Black.
Espero que no mundo deixe de haver guerras e que a fome acabe: cada um de nós pode deixar menos comida no prato, já que a maior parte vai paro o lixo.
Também espero que o Cavaco perca as presidenciais, pois o Fernando Nobre é mais justo!

João Abel

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Alimentação em Acção

No âmbito do projecto “Alimentação em Acção”, financiado pela Direcção Geral de Saúde, com o apoio do IPJ, do Instituto do Desporto de Portugal e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, tivemos algumas sessões com uma nutricionista, a Natália. Explicou-nos muitas coisas sobre a alimentação e sobre como ela é importante para a nossa saúde. Explicou-nos que devíamos comer alimentos variados que estão na Roda dos Alimentos, que não devemos comer muitos doces e fritos… Fizemos jogos e perguntas sobre a alimentação. Foi muito divertido.
                                                                                                                                   Sara Patrícia

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Festa de Natal

No dia 18 de Dezembro, a nossa Casa fez uma Festa de Natal para todos os seus utentes. Começou pelas quinze horas, com a Missa que foi muito gira. Terminada a Missa, iniciou-se a parte lúdica da festa com três canções de Natal com o grupo de todos as crianças. Seguiram-se várias apresentações: canções, dança… Os meninos do hip-hop fizeram uma coreografia e uma encenação com o título “ Meninos de todas as cores”. Houve também um rapaz do ATL, chamado Paulo, que tocou duas músicas ao piano. Algumas meninas do colégio participaram numa encenação chamada “Presente inesperado”. No final tivemos um lanche com todos os que participaram na festa, com os pais e familiares. Foi muito giro. Gostei muito desse dia.                                               Vânia